Avançar para o conteúdo principal

Fim do Mundo ou apenas uma grande Mudança?

2012 Já é conhecido, apesar da sua juventude, pelo ano é que o mundo vai sofrer grandes alterações ou mesmo acabar. Existem as mais diversas teorias sobre este assunto, mas são sobretudo 5 dessas teorias que chamam mais à atenção.

Uma delas é a "Profecia Maia" que se trata de uma teoria baseada no antigo calendário Maia e que afirma que no próximo solstício de Inverno (21 de dezembro) o sol vai se alinhar com o centro da galáxia provocando o "útero cósmico", o que virá a seguir? Ninguém faz ideia!

A teoria mais antiga é o "choque com um asteroide", digo mais antiga pois existem devotos que afirmam que é o asteroide a "bola de fogo" que a bíblia refere. Esta teoria no entanto já foi desmentida pela NASA, que negam que algum corpo celestial esteja em rota de colisão com a Terra, pelo menos para já...

Outra teoria é a "explosão do Sol". Como todos nós apreendemos na escola: todas as estrelas têm um fim e apesar de se ter quase a certeza que o fim da estrela sol estar longe, o que é certo é que as explosões solares aumentam e atingirão o seu auge em 2012, libertando partículas eletromagnéticas que podem afetar sistemas energéticos e aparelhos de comunicações, fazendo-nos voltar ao passado. Mais uma vez a NASA já estuda o fenómeno e desenvolve formas para nos proteger se tal acontecer. (Confesso que está teoria é que a mais me agrada, acho que não seria mau voltar à época das descobertas. Já que os Portugueses são tão bons nessas épocas!!!)


Existe também a teoria da "Partícula de Deus". Isto tem a ver com a origem da matéria, até hoje inexplicada, os cientistas tentam provar a existência do Bosão de Higgs, a partícula que terá estado na origem da vida, após o Big Bang. Os cientistas esperam ser bem-sucedidos em 2012 e algumas pessoas afirmam que a experiencia do CERN, na Suíça, irá provocar um buraco negro que engolirá a Terra.

E por último a teoria mais credível, menos catastrófica em comparação com as anteriores, no entanto a que me deixa mais pensativo. Trata-se da "inversão dos Polos da Terra".

Deixa-me mais pensativo pois afeta o meu desporto favorito, a Orientação. Todos os mapas do mundo ficariam com os meridianos errados, durante um tempo teríamos que cessar a modalidade para atualizar e ajustar os meridianos e as bússolas ao novo polo Norte Magnético, era extremamente horrível.

Para quem não sabe as bússolas não apontam para o polo Norte geográfico, mas sim para o polo Norte magnético e este movimenta-se 64 km por ano, as bússolas não são afetadas atualmente por este movimento, pois o polo está a movimentar-se para Norte do ponto onde foi registado pela primeira vez, provocando sismos e erupções. Movendo-se já 1100 km desde o primeiro registo. O número de km que se movimenta por ano tem aumentado nos últimos anos o que leva à hipótese da inversão do campo.
Esta inversão acontece de 200 a 300 mil anos, porém já vai em 780 mil anos sem inversão, o que ainda apoia mais esta teoria. Está na altura, segundo a NASA.

A boa notícia é que este fenómeno não é repentino e leva cerca de centenas ou milhares de anos, fazendo com que o polo Norte magnético apareça em diversas latitudes ao longo desse período, ou seja as bússolas que nós usamos não apontam todos os dias para o mesmo sítio! :P

O mundo não acabará com esta situação.

Concluindo assim que este ano, no que toca a este assunto, não vai ser assim tão marcante, pois o mais certo é 2012 ser apenas o ano do início da grande mudança: as bússolas apontarão para o sul e não para norte, o que me leva a orientar-me pela parte do ponteiro branca e não a vermelha, como é habitual, é esta a grande mudança! :P 


M

Comentários

  1. Olá pequeno Mega!

    A questão que levantas sobre as consequencias duma eventual inversão dos polos para a nossa modalidade estão muito exageradas e têm algumas imprecisões que me atrevo a comentar:

    1- A bússola é apenas um auxiliar de navegação, ou seja é perfeitamente possivel fazer Orientação sem ela e na minha opinião é até bem mais interessante. Só para que conste eu apenas transporto uma bússola em prova e raramente a uso seja em que tipo de tereno for. Já me aconteceu várias vezes emprestar a minha bússola na partida a alguém em panico por fazer a prova sem uma.

    2- Há de facto um desvio grande entre a posição do NMagnético e do NGeográfico (ou seja a casa do Pai Natal), mas como é fácil de perceber essa diferença varia consoante a nossa posição no globo e vai desde 0º (para quem está no alinhamento dos dois) até a um angulo muito significativo (para quem está na prependicular dessa linha).

    3- Como muito bem dizes para complicar ainda mais as coisas o NM está em movimento, que é claro que afecta de forma diferente consoante a Longitude. Considera-se que este movimento é irelevante para os mapas de Orientação, porque para Portugal representa apenas -7minutos por ano, ou seja ao fim de 9 anos é pouco mais de 1º de diferença.

    4- para terminar uma inversão dos polos iria de facto impedir o uso eficaz das actuais bússolas, já que elas estão calibradas para a situação actual. Como deves saber existem bússolas expecificamente calibradas para serem usadas em cada um dos hemisférios. Se usarmos uma bússola no hemisfério errado a agulha magnética não fica na posição horizontal o que dificulta a sua movimentação. Existem algumas búsolas que têm a parte magnética da bússola num "pendulo" e podem ser usadas em todo o globo. (claro que todas as bussolas vão perdendo eficácia à medida que nos apróximamos dos polos...).

    Vamos lá preparar o futuro e criar uma disciplina da nossa modalidade sem usar bússola "No Compass O". Estou certo que os meus resultados iriam melhorar consideravelmente, pelo menos durante uns tempos...

    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  2. O facto de ter exagerado não foi mais que uma tentativa para os leitores se atreverem a ir pesquisar sobre o assunto, e parece que resultou com pelo menos um dos leitores! :p

    Quanto ao facto de não usares bussola é sempre o interno jogo de opiniões, assim como muitos factos no desporto.
    Certo é que no 1ºano que o Pasi Ikonen (atleta conhecido por fazer todas as provas sem bussola) voltou a usar bussola alcançou um brilhante 2ºlugar. O que não deixa de ser uma grande coincidência!

    Para todos os que se iniciam na modalidade acham extremamente importante o seu uso e com o passar do tempo a orientação flui e a bussola vai sendo esquecida!

    Como diria um atleta de topo mundial (cujo o nome agora não me recordo) quando questionado sobre o Ikonen não usar bussola a sua resposta foi que era uma situação estupida, pois é dos poucos materiais permitidos usar durante o percurso para que privar o seu uso?

    Uma inversão dos pólos é uma boa oportunidade de negócio, visto que se tem que fabricar novas bussolas. Só espero que nessa altura possa investir nesse negócio! :p

    Mega

    ResponderEliminar

Enviar um comentário