Avançar para o conteúdo principal

XIX Troféu Ori-Estarreja e Ori-6 Relay 2011

Este Sábado fui até às dunas de Cantanhede para realizar uma prova da taça de Portugal nível 2 e ainda participar numa estafeta de 6elementos num mapa já conhecido "Rovisco Pais".
A prova de manhã foi num mapa interessante, pormenores de relevo e muita areia como, aliás, caracteriza este zona do país. Relativamente à prova não tenho muito que me alongar pois, talvez tenha sido uma das minhas piores provas de sempre. Comecei desconcentrado e falhei logo para o ponto 1, depois voltei a falhar para o 4 e na pernada do 11 para o 12 estive completamente "lost"; todos estes erros foram derivados à má direcção que tomei a sair do ponto anterior, chegando mesmo ao ridículo de na ida para o ponto 12 regressar ao ponto 11 sem me aperceber (falta muito treino técnico e acima de tudo muita concentração durante a prova). Após o acumular de erros decidi parar, acalmar e concentrar e só depois disso continuar a um ritmo reduzido para puder desfrutar a nível técnico o resto do percurso, a partir do 12ºponto não voltei a perder mais tempo técnicamente (como seria de esperar, pois ia a ritmo fraco e concentrado na navegação).

Resultados aqui

A estafeta já foi completamente diferente. Fiz o 4 percurso, o que tinha mais distância por sua vez (8km). Esta prova foi muito disputada entre a minha equipa "Altos e baixos" (1-Normam Jones, 2-Manel Dias, 3-António Aires, 4-Eu, 5-Pedro Silva, 6-Miguel Reis e Silva), a equipa ADFA1 (1-Jacinto Eleutério, 2-Bernardo Pereira, 3-Miguel Ferreira, 4-Luis Silva, 5-Fábio Silva, 6-Tiago Romão) e ainda, durante as primeiras 3pernadas a equipa do CPOC (1-Acácio Porta-Nova, 2-Vitor Rodrigues, 3-Susana Pontes, 4-Mariana Moreira, 5-josé Pires, 6-Rui Botão).
Na primeira pernada as 3equipas chegaram lado a lado, na segunda a equipa do CPOC passou para a frente, a minha equipa perdeu algum tempo e a equipa do ADFA chegou mesmo a perder mais de 10minutos, na terceira pernada tudo foi diferente com o elemento ADFA a alcançar o elemento da minha equipa e ambos ultrapassar o elemento do CPOC. Na quarta pernada e minha, eu e o Luis Silva partimos juntos e chegamos juntos, aliás fizemos quase toda a prova lado a lado, talvez não tenha sido o mais correcto para as nossas equipa, pois deviamos ter arriscado. Contudo, fazer o percurso "picado" com o Luis serviu, acima de tudo, para me motivar e ver como realmente estou fisicamente, realizámos os 8km em 49´minutos (o mesmo tempo que fiz de manhã com menos 2,5km) e desses 49´minutos cerca de 15´ ainda foram feitos com claridade. Portanto, posso dizer que foi um bom teste!
No que ao resto da estafeta diz respeito, como já referi o 4elemento da ADFA e "Altos e baixos" chegaram juntos, ficando assim a decisão para os 2percuros nocturnos que faltavam. E assim foi, Pedro Silva deu-se muito bem à noite e colocou a equipa "Altos e baixos" na liderança por cerca de 4minutos. No 6 e ultimo percurso estava tudo em aberto (lá atrás o CPOC foi realizando a sua prova e segurando o terceiro lugar desde cedo), o 6elemento da ADFA (Tiago Romão) recuperou e alcançou o Miguel Silva, passam nos espectadores com 22segundos a separar a equipa dos "Altos e baixos" (lider) e a equipa ADFA, o Miguel não mais perdeu essa vantagem e a estafeta terminou mesmo com os 22segundos de diferença entre as equipas!
Parabéns a todos os que estiveram envolvidos nas equipas que participaram e e principalmente às equipas que alcançaram o pódio.

Resultados aqui


Uma nota sobre este tipo de provas (estafetas): é importante para todos os orientistas portugueses realizarem provas de pressão como é a estafeta e mais ainda realizar provas nocturnas onde as exigências técnicas são superiores.


M

Comentários

  1. Treinar as estafetas é muito importante, pois treinamos a navegação sobre pressão, orientamo-nos em ritmos mais elevados e, acima de tudo, treinamos para as estafetas das competições Internacionais, onde os "Tugas" já demonstraram que podem fazer coisas muito bonitas...

    Como atleta de orientação, e em particular como elemento da organização, lamento a falta de aderência dos clubes/atletas a uma iniciativa, que na minha opinião, é das mais interessantes em Portugal...

    Abraço
    TREINA!!!
    Rafael Miguel
    PS:Tenta começar a por aqui os teus mapas... ;D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário