Avançar para o conteúdo principal

2012 em Revista

Está a chegar ao fim o meu último ano de jovem, pelo menos no que diz
respeito à orientação. Para trás ficam muitas recordações num dos meus melhores anos a nível desportivo.

Não posso dizer que todo foi bom, aliás quando passo o ano em revista tenho tendência de me lembrar só do que correu mal e não de todo o que correu bem e fez com que 2012 fique para sempre na minha memória como o ano a que propôs a um objetivo e consegui cumprir. Falo claro do meu resultado no campeonato do mundo de juniores (JWOC), mas já volto a este acontecimento, há que seguir a ordem cronológica!

Como já vem sendo hábito o primeiro mês do ano não teve muita história desportiva, pois é altura de exames e eu limito-me a estudar e treinar.

Chegou fevereiro e com ele o Portugal “O” Meeting (POM) prova que eu apostei este ano e dei o meu melhor em todas as etapas. Apesar de não ter participado na super-elite não desanimei e realizei um POM bastante regular, tendo sido mesmo o melhor português (em termos de tempo nos escalões elite e super-elite) no WRE, etapa que realmente queria estar bem!

Após o POM seguiu-se o período crucial do treino e preparação para o JWOC, confesso que nem sempre foi fácil. Houve muitas alturas que me questionava se valia mesmo a pena o esforço visto que me sentia inferior a todos os outros atletas que iriam estar a lutar pelos mesmos objetivos que eu no JWOC. Nestas alturas o meu grupo de treino ganhava um papel preponderante pois motivava-me e acreditava em mim.

Durante este período realizaram-se os campeonatos nacionais e apesar de já estar a competir no escalão máximo da orientação nacional nos campeonatos participei como júnior. Dos 3 campeonatos individuais (distância longa, distância média e sprint) não corri o sprint, fui vice-campeão de distância média e campeão de distância longa. Um sinal que ainda não estava preparado mas encontrava-me no caminho certo.

Em junho, chegaram mais exames a nível escolar e o objetivo estava cada vez mais próximo. Já me tinha decidido que ia apostar forte no sprint, pois não teríamos condições para estar muito bem preparados para as provas de floresta e atualmente com os avanços tecnológicos conseguimos visitar qualquer centro urbano sem sair da frente do nosso computador.

Chegou então o momento, nunca tinha acreditado em mim como na altura em que estava a ver a contagem decrescente para a partida do sprint, sabia que o Top-10 podia ser alcançado!

Um excelente 7ºlugar deixou-me orgulhoso, o trabalho de uma época tinha sido recompensado logo no 1ºdia do JWOC. Fez-me sonhar bastante!

O resto do campeonato foi para esquecer e lembro-me bastante desses momentos. Passei o resto do verão a pensar no que correu mal, como tinha cedido à pressão de ter feito um bom resultado, senti-me tão pequeno que não saboreei a minha conquista.

Mas mais que uma conquista minha, foi uma conquista de todos os orientistas que trabalham diariamente para obter resultados e de todos os outros que tornam esse trabalho possível. Gostava de saber que o meu resultado motiva todos os atletas que ainda vão passar pelo JWOC e tenham vontade de obter um resultado melhor!

Chegando ao último terço do ano, foi altura de recomeçar os estudos e o treino e assim continuo até ao fim deste ano!

Ano que vou recordar para sempre e retirar todo o que for possível para me tornar um melhor atleta e pessoa. É altura de pensar nos próximos anos e pensar em grande, tenho muitas coisas que quero fazer e sei que tenho capacidades para o fazer!

Resta-me desejar a todos um FELIZ NATAL e lembrar que esta altura de estar com a família serve sobretudo para recarregar baterias para o próximo ano e relembramo-nos que podemos sempre contar com a ela para nos apoiar e ajudar a chegar onde ambicionamos.

FELIZ NATAL

M

Comentários

  1. Que grande época Mega! Vais de certeza conseguir chegar onde ambicionas!

    Grande abraço e Feliz Natal!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário