Avançar para o conteúdo principal

1ºCosta Alentejana "O" Meeting - Análise

Como havia anunciado no passado domingo realizou-se o 1ºCosta Alentejana "O" Meeting onde eu fui co-traçador de percursos e este post serve sobretudo para fazer uma breve reflexão do produto final dos percursos.

Começando pelo tipo de prova escolhida creio que foi uma aposta ganha fazer uma prova com duas partes distintas, uma floresta e outra urbana, embora fique com a ideia que a transição pudesse ter sido desenhada de outra forma e ficasse ainda mais percetível.

Quanto às distâncias escolhidas para os escalões estiveram a maior parte dentro dos parâmetros exigidos, referir os escalões H/D10 e HE, por exemplo, o primeiro porque ficou cerca de 20% maior que o limite máximo e o segundo por cumprir exatamente o tempo "ótimo" para a distância média.

Um ponto menos positivo foi a forma como se disponibilizou a sinalética suplementar, a decisão mais correta teria sido colocar todos os pontos num só lado e não em ambos os lados do papel (creio que este aspeto até vai contra as regras impostas pelo regulamento =( ! )

Falando dos percursos em si, tenho muitas críticas a apontar: uma delas é o fato de ter dedicado ponto tempo na revisão dos percursos o que levou a que alguns pontos ficassem em zonas de fraca qualidade técnica, confesso que foi traído pelo aspeto inicial do mapa e a tardia visita ao terreno fez com que não se alterasse os pontos dessas zonas.

Outra crítica foi o agrupamento de escalões para a qual desenhamos a prova, ficou provado que nesta matéria não vale a pena tentar encurtar recursos, pois o produto final não fica como desejado. Muitos atletas dos escalões mais velhos criticaram o fato de andarem demasiado por caminhos (e com razão), uma vez que o percurso deles tem que ser fácil fisicamente mas não tecnicamente.

Resta-me refletir em todos os aspetos para que na próxima vez que traçar um percurso seja melhor em todos os aspetos.

Referir que estiveram presentes cerca de 190 atletas e espero que tenha agradado a maioria. Podem consultar os resultados aqui.
Percurso HE - 1ºparte
Percurso HE - 2ºparte
Dar os parabéns aos 14 bravos voluntários do CNAlvito que desdobram-se em múltiplas funções para que tudo corra pelo melhor e informar para reservarem já dia 4 e 5 de Janeiro de 2014, pois o Costa Alentejana "O" Meeting estará de volta para marcar o arranque da época 2014.


M

Comentários