Avançar para o conteúdo principal

Nunca é demais refletir!

Estava em meados de agosto de 2011 quando me reuni com o meu treinador e juntos planeamos toda a preparação para o meu objetivo da época: o campeonato do mundo de orientação.

Não posso dizer que tenha sido um caminho fácil, pois muitas vezes me senti cansado e com vontade de desistir dos meus sonhos desportivos e apenas me dedicar à faculdade. Contudo, houve sempre alguma coisa ou alguém que me fez acreditar nas minhas capacidades e atingir o tão desejado top-10 num campeonato do mundo.

Embora tenha feito uma boa época, esta não foi tão boa como eu acredito ter capacidades (muito trabalho me espera agora enquanto sénior), muitas vezes não cumpri os treinos programados e outras vezes nem sequer cheguei a “calçar as sapatilhas”. Sei que isto não é muito agradável de se ler nem tão pouco de se relatar, só que eu acho que todo o treino se baseia naquilo que me faltou ao longo da época: consistência, determinação e alguma regularidade. Este desabafo serve sobretudo para eu próprio interiorizar e remediar para a próxima época!

O JWOC foi o espelho de toda uma época, teve bons e maus momentos. Certamente, muitas pessoas se questionam como é possível ter começado com um excelente 7º lugar e a partir daí não ter mais nenhum resultado de elevado nível.

Acreditem que não existia pessoa mais intrigada na altura que eu próprio, não conseguia saber o que se passava, não conseguia pensar, refletir nem tão pouco me orientar!

Passou uma semana e agora sim, depois de uma análise mais profunda consigo identificar tudo o que correu mal e porque é que aconteceu. É pena, estas situações terem que acontecer para revermos o nosso caminho e começar a trabalhar para o melhorar!

Este foi um ano difícil, sobretudo a nível monetário, para o ano ainda espero que seja mais difícil. Mas consegui mostrar a mim mesmo que vale a pena algum esforço para concretizar os nossos sonhos e espero que todos os bons resultados feitos pelos atletas nacionais (tanto no JWOC como no WOC) façam com que muito mais pessoas acreditem no nosso valor e dedicação dentro da orientação.

Para finalizar, tenho que realçar o cumprimento do meu objetivo que me mostrou que aquilo em que trabalhamos e preparamos vale a pena e dá muitos frutos!

Agora chega a competição sénior onde eu espero aos poucos ir subindo de patamar em patamar até atingir o mesmo nível atingido nos juniores. Certamente que o início vai ser um grande choque e vou-me sentir impotente, uma vez que vou começar a competir com todos os meus atuais ídolos, mas eu estou cá para ultrapassar isso!
Placar com resultados do JWOC Sprint 2012

M

Comentários