Avançar para o conteúdo principal

JWOC 2012 - Sprint e Distância Longa


Agora que se aproxima o dia de descanso e podemos relaxar um bocado posso então relatar algumas emoções vividas nestes primeiros dias do campeonato do mundo de juniores.

Começar por dizer que a nossa chegada, além de tardia por culpa da atuar situação em que vivemos, foi algo atribulada. Como já tem sido hábito as nossas malas não viajaram connosco e os serviços do aeroporto de Budapeste depois de recuperarem as malas apenas as queriam entregar na manhã do dia de sprint. Contudo, um trabalho incansável do nosso teamleader Tiago Romão fez com as malas chegassem na tarde de sábado o que ainda deu para fazer o model event da longa e pisar o terreno pela primeira vez.

Depois de nos termos acalmado estava o sprint a chegar, um dia que começou bastante bem antecipava algo bom. Chegada à quarentena e contato com os nossos adversários fizeram com que o nervosismo atrapalha-se um pouco o início do aquecimento, estava muito pesado e com muito medo de poder falhar na última oportunidade de fazer um bom resultado no sprint num JWOC. Já quando fazia as “retas” para finalizar o aquecimento consegui abstrair-me de todo e soltar-me era o momento ideal para partir!

Na partida as pernas tremiam um pouco, mas faz parte destes momentos, assim que peguei no mapa comecei a correr como se fosse só fazer um ponto e acabar (na verdade encarei todos os pontos assim), é verdade que perdi alguns segundos no 1º ponto mas não me preocuparam pois era uma forma de me concentrar e continuar a dar o meu máximo.

Ao ver que toda a prova era acessível tecnicamente imprimi um ritmo muito alto o que acabou por ser fatal no ponto 4, onde perdi tempo na saída do ponto anterior. Continuei a um ritmo muito elevado e comecei a sofrer, tinha que o fazer se queria ter um resultado no top-10. Mais duas hesitações (ponto 8 e 10) fizeram-me perder mais alguns segundos. Mas quando pico o ponto anterior ao último e oiço o speaker que estava na luta por uma medalha na altura deu-me uma enorme garra para terminar forte.

Sabia que atrás de mim partiam apenas 3 ou 4 atletas capaz de bater a minha prova. Acabei por terminar no lugar mais ingrato, 7ºlugar. Confesso que assim que terminei todos os meus colegas vieram felicitar-me mas eu não estava muito contente pois sabia que podia tirar alguns segundos à minha prova. Não queria olhar para a classificação e ver o meu nome descer aos poucos, tinha a esperança que desse para subir ao pódio, o que não veio a acontecer, fiquei chateado é verdade, mas após refletir não tenho que estar chateado tenho é que estar contente por ter alcançado o 7º lugar num campeonato do mundo!

Hoje foi o dia da longa e era dia para tentar ficar outra vez nos 10 primeiros, sabia que seria mais complicado porque não estou assim tão à vontade nesta floresta como muito dos meus adversários. Preparei-me o melhor possível, sentia-me esquisito nem estava bem nem mau, acho que estava muito ansioso e isso não era bom.

Quando comecei a prova tentei libertar-me, mas não estava muito confiante, perdi logo tempo no 1º ponto. No entanto, sabia que era cedo e que ainda tinha tempo para recuperar, ao apanhar os 2 atletas que partiram à minha frente fiquei mais confiante e depois disso vem a pernada longa, comecei muito bem mas a meio da pernada não controlei a direção e estava a desvias, erro fatal e 6 minutos perdidos!

Era tempo para tentar recuperar ponto 6 e mais tempo perdido (4minutos) e pronto tinha entrado em stress e a calma tinha desaparecido, continuei a puxar e voltei a perder 6 minutos no ponto 8, era a altura que estava totalmente derrotado!

Já tinha sido alcançado por atletas que tinham partido mais de 10 minutos e era tempo para agir, melhorei bastante a minha prestação mas não se deve a apenas mérito meu, uma vez que até ao final não fiz mais nenhuma pernada sozinho ia apanhando e sendo alcançado por adversários e assim cheguei ao fim tendo conseguido reduzir os estragos dos primeiros pontos e terminando num lugar modesto (45ºlugar).

Agora é tempo de esquecer o que se passou, quer os bons momentos e os maus, e concentrar na distância média e nas estafetas!
Tram oficial do JWOC2012 - foto Tomáš Drenčák 


M

Comentários

  1. Muitos parabéns.....
    Quem trabalha merece ser recompensado...
    Bjs
    Patrícia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário