Avançar para o conteúdo principal

Ciclovias em Lisboa

Já passou quase duas semanas desde que escrevi no blog, a verdade é que tenho andado ocupado com a disciplina que todos os engenheiros temem, eletromagnetismo e ótica Tive o 2ºteste ontem e, infelizmente, parece que o exame espera por mim. Apesar de não andar com notas brilhantes este semestre confesso que é esta que estou a sentir mais dificuldades e a qual me questiono se conseguirei fazer!

No entanto não é neste contexto que escrevo hoje, mas sim para falar do pequeno passo que a cidade de Lisboa está a tomar para se tornar uma cidade mais ecológica e uma cidade onde as pessoas tem disponível infraestruturas para se deslocarem com um meio de transporte saudável e não poluente, a bicicleta, claro!




De acordo com o site ciclovia.pt existem ciclovias a funcionar desde 2001 (Entre Telheiras e Entrecampos, passando pelo estádio universitário e Jardim do Campo Grande). Sendo que em 2009 esta foi alargada até À Quinta da Granja e feita uma totalmente nova ao longo da 24 Junho e Marginal que liga o Cais do Sodré à Torre de Belém. Recentemente existem mais 2 novos troços que levam as bicicletas de Entrecampos ao Parque das Nações e do Saldanha à Quinta da Granja, passando pela Praça de Espanha e percorrendo a encosta norte de Monsanto, onde surge a oportunidade de usufruir também dos trilhos do Parque Florestal.

Por enquanto fazem-se obras para circundar a ciclovia de Telheiras, através de uma ligação entre a Quinta da Granja e o Hospital Júlio de Matos (Campo Grande) e ainda uma ligação aos Parques da Bela Vista e Vale do Fundão (Chelas), que terminará num ramal junto ao Saldanha, onde depois se pode optar em Seguir para a Praça de Espanha ou ir para Entrecampos.

No entanto tenho conhecimento que o projeto é mais ambicioso e que pretende que as ciclovias cheguem à Baixa através da descida da Avenida da Liberdade e da ligação Parque das Nações - Terreiro do Paço e ainda unir Monsanto ao rio através de um percurso do Parque da Serafina até Alcântara (onde passa a ciclovia Cais do Sodré - Torre de Belém).

O que pensar acerca disto?

Sem dúvida que é um passo importante para a cidade se tornar mais "desportiva" (talvez desportiva não seja o melhor termo, visto que o objetivo é também que as pessoas usem estas "pistas" para se deslocarem para o trabalho, escola, etc.), mas não sei se será necessário! É necessário sensibilizar a população (que a realidade é que não tem muitos hábitos desportivos) a utilizar.

Já corri em quase todas as ciclovias e todas elas com defeitos: muitas das vezes a sinalização delas é deficiente e não se encontra a continuação das mesmas, em alguns troços a proximidade com os carros é constante e estes nem respeitam a ciclovia (no entanto esta contrapartida é fácil de minimizar com a colocação de pinos a separar a estrada da ciclovia), os cruzamentos com estradas muito movimentadas também é muito demorado (apesar de já existir semáforos que dão mais tempo aos peões/ciclistas do que aos carros e pontes, como na 2ºcircular junto ao estádio do Sporting e também foi anunciado a construção de outra ponte na mesma estrada, desta vez junto ao estádio do Benfica) e ainda a falta de informação, como direções e distâncias ao lugares, apesar de ter estas informações as mesmas são muito esporádicas.


No final a minha opinião é positiva, pelo facto de se ver um esforço para realizar este trabalho importante, que já conta com 36 km de ciclovia mais os percursos do Parque florestal de Monsanto e ainda com "ginásios" ao ar livre a complementar esta mini-estradas livres de carros e que proporcionam passeios muito agradáveis

Eu e algumas pessoas já usamos, mas gostaria de ver todos usarem!



M

Comentários