Avançar para o conteúdo principal

E assim termina mais um ano...

Bye Bye 2011
2011 Está a terminar, 2012 está a chegar e a nova época de orientação também. É por isso altura de fazer um balanço geral do ano que termina agora.
 
Ano este que fica marcado pelo primeiro ano em que a época de orientação coincide com o ano civil. Apesar de a partir de agora a época estar assim desenhada a minha época de treino não irá ser alterada, pois os meus objetivos passam pelo campeonato do mundo e esse realiza-se logo no início do verão. O que leva a que passe um período no final do ano (Novembro e Dezembro) sem provas de orientação; altura que aproveito sobretudo para fazer provas de atletismo e pequenos estágios ao fim de semana.

 
Deixo para trás um ano que se divide em duas alturas bem diferentes do meu treino e vida como atleta.

 
Uma altura (primeiros meses do ano) em que não tinha vontade de treinar, e muitas vezes não o fazia, nem tinha objetivos Dividia-me entre os treinos e o estudo e não fazia nenhuma das coisas com cabeça, isso refletiu-se sobretudo nas notas do semestre e nos resultados do JWOC 2011. Onde apesar de ter feito um 31ºlugar na longa podia ter feito muito melhor, pois não me sentia confortável a ler mapas e tinha dificuldade em correr na floresta, infelizmente estas minhas fraquezas foram disfarçadas com resultados. O que não acho justo para todos os meus colegas que treinaram para alcançar os seus objetivos Quando nas provas de seleção sou apurado para ir ao JWOC, fiquei aliviado por o conseguir, no entanto no momento imediatamente a seguir senti uma enorme mágoa por ir representar todos os meus colegas que estavam, certamente, mais motivados que eu para a competição. Uma responsabilidade que senti e sinto cada vez que penso em não treinar, pois não só estou a prejudicar-me a mim como a desrespeitar os meus colegas e adversários e a desiludir as pessoas que acreditam em mim e me apoiam!

 
Após a participação muito aquém das expectativas no JWOC, descansei e mudei a mentalidade. Aproveitei a participação no WOC Tour em França para me motivar e ver que podia estar no nível muito mais alto na orientação.

 
Início do ano letivo e dos treinos regulares e uma nova mentalidade, as notas subiram e a minha condição física e mental na orientação também. Prova disso é o 5ºlugar alcançado no campeonato nacional absoluto e o recorde pessoal nos 10000m. Desde o início dos treinos (Setembro) só não cumpri 3treinos o que me deixa feliz e motivado para a nova época, o que me leva a acreditar que posso atingir todos os meus objetivos (já aqui divulgados).

 
Um ano em que aprendi muito, sobretudo o que não posso pensar e fazer!


M

Comentários