Avançar para o conteúdo principal

Minas da Borralha - Um local perdido na Serra

No 3ºEstágio do grupo de selecção jovem viajamos até ao concelho de Montalegre, freguesia de Salto. Terras muito conhecidas pela comitiva orientistas, mas desta vez não ficamos em Salto, fomos deslocados para uma pequena terra - Minas da Borralha. Na viagem muitos comentários surgiram a fazer chacota sobre o facto de uma aldeia "perdida" na serra ter um pavilhão e uma escola secundária, a verdade é que quando chegamos à povoação fomos confrontados com umas minas abandonadas e com vestígios que outrora tinham tido muito movimento.  
Nos dias que correm apenas vivem cerca de 100pessoas nesta povoação, o que comprova a desertificação do interior. Contudo, as condições oferecidas e a hospitalidade das pessoas da terra fazem com que nós, orientistas, coloquemos a pequena terra no mapa e fiquemos com desejo de lá voltar para treinar, uma vez que os mapas se encontram muito próximos da Borralha.

No que ao estágio diz respeito, no Sábado de manhã fomos até ao mapa de Moscoso realizar a última prova de observação, uma prova que não me correu muito bem. Perdi muito tempo no ponto 4 e depois o cansaço acumulado e a desconcentração fizeram-me perder tempo nos últimos pontos de controlo.


De tarde realizamos um percurso em linha e corredores, este percurso correu-me bem falhando apenas um ponto na linha (não controlei um ponto da linha e não piquei nenhum ponto fora da linha).


No Domingo de manhã realizamos partidas em massa. 2percursos de cerca de 3,5km cada um.
Na primeira partida comecei muito lento perdendo logo o grupo da frente. Contudo, na dispersão fiquei isolado na frente por todos os outros terem um ponto que estava mal marcado, fiz o restante percurso sozinho mas não muito "limpo", um erro no ponto 4 e uma má opção para o ponto 6 fizeram-me perder muito tempo o que possibilitou a aproximação dos outros atletas.


Na segunda partida comecei bem e rápido, ficando na frente com o Luís Silva e o Tiago Leal. Mas um pequeno desvio para o ponto 5 e um erro no ponto 6 fizeram com que ficasse para trás, acabando o percurso com mais de 3minutos de atraso.


M

Comentários