Avançar para o conteúdo principal

Balanço Estágio Marinha Grande

O estágio, além dos diversos treinos realizados, ficou marcado pela prova de observação para a selecção nacional, 3000m.

Depois da apresentação do estágio na sexta à noite, no sábado de manhã começaram os treinos com "escolha de itinerário". Este treino realizado a pares, em que cada elemento escolhe uma opção diferente para chegar ao ponto de controlo, correu dentro do previsto. Eu e o meu par, Rafael Miguel, realizamos um percurso a muito bom ritmo embora cometendo alguns erros. No ponto 3 perdi tempo muito por culpa de não levar a abordagem ao ponto muito controlada, confiei muito na memória e depois com o relevo comecei a desviar acabando por perder 1minuto. No ponto 8 perdi tempo por confiar que poderia correr nos verdes o que se torno muito dificil porque existia muitas acácias cortas no chão, perdendo 1minuto. Por fim e pela mesma razão na saída para o ponto 9 perdi demasiado tempo (não sei ao certo o tempo que perdi pois o Rafael também falhou o ponto, mas seguramente ele chegou mais de 30segundos à minha frente à zona do ponto).

No sprint realizado na Marinha Grande não estive tão bem, comecei logo a perder tempo para o ponto 1 (1 minuto) devido ao entusiasmo do treino e estar a pensar que tinha que bater o tempo de 11minutos no final. No entanto, consegui me soltar e até ia a fazer um bom percurso e a conseguir antecipar pernadas até que no ponto 11 foi desqualificado por na minha opção passar por uma zona intrasponivel (um canteiro de flores), situação que se tem que evitar! (mas antes acontecer num treino que numa prova)


No final do dia de Sábado realizamos um percurso de 6,9km com o mapa apenas com curvas de nínel, percurso esse que fiz a um ritmo reduzido o que acabou com compensar, pois a escala era de 1:15000 e a leitura não muito fácil e se tivesse ido a ritmos mais elevados falhava mais certamente. Dos 22 pontos perdi tempo no ponto 9 (3minutos) por procurar o ponto numa pequena depressão antes e no ponto 14 (3minutos) por me ter desviado muito para a esquerda.


No Domingo, na pista da Marinha Grande fizemos os 3000m. Prova que correu bem, fiz o 1ºkm a 3´15´´ aumentando depois da passagem ao 1000m, fazendo o 2ºkm em 3´10´´ e acabando a prova a 2´59´´ no 3ºkm, acabando com o tempo de 9´24´´ o que é muito razoável, pois no dia anterior tinha feito 3 treinos.



Após os 3000m ainda realizamos uma estafeta e não correu muito bem , perdi sempre tempo nos 3percursos que realizei e muitos desses erros básicos, não aguentei a pressão talvez!
No primeiro percurso perdi tempo no ponto 5, perdendo o contacto com o grupo da frente.
No segundo percurso perdi tempo nos pontos 4 e 8, este ultimo sem se perceber, visto que era um ponto tão fácil.

No terceiro percurso apesar de consegur antecipar as pernardas, o cansaço falou mais alto e perdi  muito tempo nos ultimos pontos.


M

Comentários