Avançar para o conteúdo principal

Serra Da Estrela

No passado fim-de-semana a selecção jovem esteve mais um estágio, agora na serra da Estrela onde existe realmente terrenos muito bons para a modalidade (embora no verão todos os cantinhos de floresta desapareçam! =( ).
O estágio começou com mais uma prova de observação, desta vez um sprint em Manteigas. Prova que me correu razoavelmente cometendo alguns erros, mas terminado com o melhor tempo.


No Sábado seguiram-se mais dois treinos o de Downhill e Control Picking.
O treino de downhill eram 4percursos de 1,5km cada e com desnível negativo a variar entre 190 e 245m.
No percurso A realizei um percurso consistente a bom ritmo, sem hesitar demasiado. Não fiz boa opção para o ponto 3, pois "redline" era muito lento devido à vegetação.
Fiz o percurso B a um ritmo muito forte, por ser a última descida já estava mais à vontade, coloquei um ritmo elevado até ao final, tendo apenas hesitado no ponto 6 por não me aperceber que tinha que atravessar um pequeno curso de água.
No C ia a fazer uma boa descida até que no ponto 5, por não ter antecipado o ataque ao ponto perdi imenso tempo. Má leitura do mapa. Depois hesitei para o ponto 6 acabando por cometer um pequeno erro.
O percurso D foi o primeiro e o mais difícil, além de ir muito limitado em termos de corrida, devido ao receio de me magoar a descer, falhei logo no ponto 1 o que me condiccionou o resto do percurso até ter conseguido "desbloquear-me".


O control picking era um percurso interessante mas o mapa é demasiado sobrecarregado de informação o que também contribui para eu falhar constatemente. Mas a culpa não foi apenas do mapa, aliás a maior culpa foi apenas minha, errei quase todos os pontos por falta de concentração aliada a um ritmo de corrida demasiado alto, em 50´minutos tinha alcançado metade do percurso, por isso decidi terminar e não massacrar mais a cabeça, que naquele momento não estava focada no que estava a fazer!


No Domingo estava programado mais dois treinos acabando apenas por realizar um de Mass Start.
Mass Start num terreno muito sujo e de difícil progressão o que fez com que não houvesse muitos "comboios" a ritmos elevados. Na 1ºpartida fiz um grande erro para o ponto 4, pois entrei cedo demais para o esporão que continha demasiada informação acabando por me perder, e depois perdi tempo para o ponto 5 por subir demasiado e apenas me relocalizei a este do ponto. Na 2ºpartida o ponto mal marcado e a minha hesitação deixaram-me logo para trás com o Rafael e o Marcolino, depois entramos numa zona muito suja onde eles acabaram por ir mais para a frente, o que significa que não me sinto à vontade a correr neste tipo de terrenos.
Na 3ºpartida falhei logo o ponto 17, relocalizei-me e fui para a zona do ponto não percebendo muito bem a zona e não encontrando o ponto, segui o percurso sem falhas mas a ritmo muito reduzido. Tive curiosidade e fui desmontar este ponto e deparei-me com uma zona mal cartografada em que pedras pequenas no mapa tem 3metros no terreno!

M


P.S.: No próximo fim-de-semana regresso à Marinha Grande para participar no estágio dos Séniores.

Comentários