Avançar para o conteúdo principal

Portuagal 'O' Meeting

Terminou mais uma edição já do famoso Portugal ‘O’ Meeting, a região do Norte Alentejano mais uma vez surpreendeu todos os orientistas com os terrenos que lá existem!
A prova teve 4dias e em termos de prestações foram 4dias bem diferentes.

Dia 1 – Distância longa (Coudelaria de Alter)

A mais antiga Coudelaria do Mundo e um dos berços da raça do cavalo Lusitano recebeu no Sábado a primeira etapa. Uma prova não muito técnica e bastante rápida, tendo o vencedor dos M20 ter realizado os 11,2km em perto de 59minutos, eu fiz 1hora e 3minutos ficando em 5ºlugar. A prova foi bastante razoável mas o facto de ser o primeiro dia não andei a ritmos muito elevados e ainda perdi cerca de 4minutos, distribuídos pelos pontos 19,20 e 25. Era, portanto um bom indicador para os restantes dias de prova.
 
Dia 2 – Distância Média (Couto da Arnela)


No domingo a etapa era de distância média em mapa novo; mapa esse muito agradável e com algum grau técnico. A minha prova teve 5,2km e o vencedor fez perto de 28minutos, eu fiz 36minutos numa prova que me correu mal do inicio ao fim! Entrei no mapa hesitante e perdi logo tempo para o 1ºponto, depois fiz uma má opção para o ponto 8 e ainda perdi tempo na zona do ponto. Mas o pior estava para vir, após ter perdido tempo no ponto 13, confundi os traços que unem os pontos no mapa e em vez de navegar para o ponto 14 naveguei para o ponto 4, só me apercebendo quando cheguei ao ponto 4, a partir dai desanimei e não foi muito confiante até ao final, no entanto não voltei a perder tempo.
 
Dia 3 – Distância Média (Herdades de Entre Ribeiras e Coutadas)


Após o descalabro da prova de domingo estava na obrigação de fazer uma boa prova em mais um mapa novo e um terreno espectacular (apesar de algumas falhas a nível de cartografia). A prova tinha 5,3km e o vencedor fez 29minutos, eu fiz 32minutos numa prova que me correu razoavelmente bem, perdendo apenas tempo no ponto 4, no ponto 6 e no ponto17; estes dois últimos apenas foram erros de hesitação e mau controlo da sinalética. No total perdi cerca de 2minutos e 40segundos!
 
Dia 4 e último – Distância Longa (Herdades de Entre Ribeiras e Coutadas)

No último dia foi talvez a prova mais exigente tanto técnica como fisicamente, um percurso que estava dividido em duas partes (a primeira mais rápida e a segunda mais técnica). O vencedor fez 1hora e 12minutos, eu fiquei pelo tempo de 1hora e 18minutos. Mais longe de fazer uma prova perfeita, pois depois de uma primeira parte, talvez, rápida demais entrei na zona técnica e cometi logo um erro no ponto 14, depois voltei a falhar no ponto 16 e no ponto 23, perdendo no total cerca de 5minutos. Na prova senti-me algo desgastado mas depois de fazer a recuperação sentia-me confortável (um bom indicador para a prova do próximo fim-de-semana).

No geral posso dizer que fiquei satisfeito com o 5ºLugar alcançado na geral e ao mesmo tempo fiquei com a sensação que podia ter feito muito melhor!
Mesmo assim os portugueses do meu escalão estão de parabéns, pois ficamos 3 no top10 (eu-5ºlugar, Rafael Miguel-7ºlugar e Luís Silva-10ºlugar).

Resultados dos diferentes dias e totais aqui
 
No próximo fim-de-semana comitiva orientista desloca-se à região de Arraiolos onde se espera uma grande prova com percursos exigentes e uma organização ao nível que o Gafanhori nos tem habituado. Irei fazer no Sábado uma prova de distância média com 5,7km e no domingo uma prova de distância longa com 13,7km.

Irei disponibilizar os mapas com os percursos e as minhas opções brevemente!
 
M

Comentários