Avançar para o conteúdo principal

Ano em revista (1/3)

2016 está a terminar e é tempo de fazer o balanço de mais um ano civil passado a treinar e a competir, não foi um ano de grandes sucessos e vitórias, foi um ano de aprendizagem e de transição para tentar que os próximos anos não tenham tantas falhas como este.

Nos próximos dias vou fazer um breve resumo de todos os meses do ano, dividindo em 3 partes que terminam nos momentos chave da época.

Janeiro

Inicio do ano e febre, os primeiros dias de treino não foram fáceis e quando estava a recuperar começou as poucas horas de sono e o stress provocado pelos exames da faculdade. Competi 2 vezes durante o mês, uma nos testes físicos (5000m) da seleção de orientação onde não consegui terminar e depois no final do mês na prova pontuável para o ranking mundial de orientação sprint em Alfama, mais uma vez não tive bem. Um mês fraco e que viria a ser um dos piores do ano.

Fevereiro

Mês da orientação, desde que pratico a modalidade que este mês tem vindo a acumular cada vez mais provas de orientação pontuáveis para a taça de Portugal de forma a aproveitar a estadia dos atletas internacionais que se encontram em terras lusitanas para treinar. Sem dúvida depois de um mês fraco de treinos é a pior altura para acumular tantas provas, não existe muita margem para treinar e melhorar pois as semanas são passadas a recuperar. Um mês que no passado já me obrigou a interromper a preparação por acumulação de fadiga e que nos últimos tempos tenho vindo a adaptar (não encarar as provas como uma competição) a participação em algumas provas neste período.

Março

Após um período em alta rotação decidi que seria a altura certa para não competir e apenas me focar no treino. Mês sem grande história mas onde a forma física começou a aparecer.

Abril

Mês que marcou o meu regresso à orientação, senti algumas dificuldades técnicas mas fisicamente sentia-me bem. Aumentei a confiança e, apesar de saber que era pouco provável atingir a minha melhor forma, comecei a acreditar que era possível ser convocado para o campeonato do mundo de orientação e até alcançar um título nacional na modalidade.


M

Comentários