Avançar para o conteúdo principal

Outubro chegou e a nova época também!

Depois de um verão muito desgastante quer em termos físicos quer em termos psicológicos, chegou setembro e as merecidas férias. Foram, obviamente, umas férias ativas onde os treinos foram mais direcionados para o reforço muscular e treino alternativo.

Durante este período ainda participei em 3 provas de estrada de 10km com diferentes características, encaradas com muita descontração e sem me importar quais seriam os resultados. Participei por diferentes razões em cada uma delas mas o principal objetivo nunca foi competitivo.

Comecei por participar na Corrida da Festa do Avante no dia 5/11. A minha participação nesta prova é sobretudo pela "minha história" com esta competição pois desde muito cedo sempre foi a minha primeira prova da época. Quantos e quantos estágios de início de época do CNAlvito terminaram com a participação de toda a comitiva neste evento? Não consigo precisar quando foi a minha primeira aparição mas creio que este ano já deve ter sido, provavelmente, a minha 10º participação. À semelhança da Corrida da Baía de Monte Gordo é uma prova que ambiciono vencer um dia, este ano fiquei pelo 5º lugar na geral atrás de atletas como o Nélson Cruz, atual campeão nacional de Corta-mato longo e vencedor da edição da deste ano da prova.

Passado 2 semanas e com o meu regresso a Lisboa para mais um ano letivo decidi participar na Corrida do Aqueduto. Ao contrário da prova anterior não tinha uma razão forte para estar presente, apenas achei interessante o percurso da prova e queria fazer alguma coisa numa manhã aborrecida de domingo. Com o pouco treino feito neste período sabia que não me podia aventurar em grandes ritmos. Contudo logo no tiro de partida esqueci isso e tentei andar no grupo da frente, obviamente não aguentei até final e cortei a meta em 7º lugar com um tempo modesto mas nada preocupante para esta altura.

Por fim, no último fim de semana de setembro marquei novamente presença no Grande Prémio de Atletismo Feira D'Aires, prova que além de se realizar na minha terra ainda passa mesmo em frente à porta da minha casa. Razões mais que suficientes para estar presente na linha de partida e tentar terminar o mais à frente possível.
Esta prova tem a particularidade de ter um percurso bastante exigente em termos de desnível o que faz atenuar as diferenças de ritmo dos atletas. Uma prova dura que premeia sobretudo os atletas mais leves e habituados a percursos mais desnivelados. Creio que estes fatores aliados a um grande conhecimento do itinerário faz de mim sempre um candidato à vitória e este ano a mesma voltou-me a sorrir. É sempre bom ganhar na terra onde cresci e rodeado das pessoas que desde muito cedo se habituaram a ver-me correr pelas ruas da vila. Mas mais que realçar a minha vitória na prova quero realçar o crescente número de pessoas que sai à rua para ver os atletas passarem, fico muito contente que o evento chegue à população e espero que isso se vá refletindo com o crescente aumento de atletas a participar nesta promissora competição.

Passado o mês mais descontraído em termos de treino do ano agora é apontar baterias para a nova época que arranca hoje com novos objetivos e muito mais ambiciosos. Precisava de fazer algumas mudanças para me motivar mais a treinar e essas já estão em prática. Espero que o que resta de 2016 me mostre que estou a trilhar um novo e correto caminho e que 2017 chegue ao fim com os objetivos alcançados possibilitando uma constante afirmação como atleta!

M

Comentários