Avançar para o conteúdo principal

Corrida do Aeroporto - Estreia a vencer!

No primeiro mês de treino regular e intenso da nova época e passado 2 semanas decidi que era boa altura para experimentar fazer 10km em estrada e ver o que é preciso trabalhar nos meses duros que se avizinham.
Foto lestudio.pt
A prova escolhida foi a Corrida do Aeroporto não só porque é uma prova que nunca tinha participado mas também por percorrer algumas zonas onde normalmente treino (como a quinta das conchas). Quando me levantei hoje de manhã não estava de todo preocupado com o resultado, até porque o treino nem foi aliviado no dia anterior, apenas queria sentir as sensações durante a distância da prova e tentar corrigir alguns aspetos de postura corporal enquanto corro.
Percurso da prova
Com o inicio da corrida o espírito competitivo veio ao de cima e meti um ritmo razoável na frente da corrida. À medida que os metros para a meta iam sendo menos e o tempo ia passando fui deixando que os outros atletas também marcassem o ritmo.

Gráfico Ritmo e altimetria 
Numa zona difícil do percurso aos 4km fiquei um pouco para trás do atleta que assumiu a liderança mas isso não me afetou minimamente. Podia dizer que era estratégia, que me estava a poupar para as subidas da parte final, mas a verdade é que simplesmente não reagi à mudança de ritmo. Confesso que nunca senti a prova perdida, sabia o que restava do percurso e que tinha capacidade de encostar no atleta da frente novamente. Forcei o meu andamento e entre o km 5 e km 7 consegui fechar o espaço.

Pódio Masculino - foto lestudio.pt
Quando voltei à frente da corrida fui rápido a decidir que não queria ficar ali queria ir embora para a frente, podia não ganhar mas também não ia ser fácil deixar-me para trás. A 2 km do fim sentia-me confiante e ainda com alguma energia e depois de conseguir ganhar 100 metros de avanço sabia que dificilmente voltava a perder a liderança.
Terminei os 10km de um percurso agradável mas duro, quando comparado com as provas ribeirinhas, com o tempo de 32'45''. 25'' à frente do 2º atleta José Gaspar e 39'' do terceiro João Fernandes.


Uma das principais diferenças desta época para a transata é um aumento incrível de confiança e vontade de fazer mais e melhor (e de sofrer também).
Se me perguntarem se gosto de sofrer enquanto corro a minha resposta sincera é não. Adoro correr e odeio sofrer, quem me acompanha desde a primeira prova de atletismo em 2001 sabe que sempre que as coisas me iam a correr mal nunca tentava superar! Sinto que isso está a mudar e talvez a explicação mais óbvia é porque quero evoluir e preciso de sofrer enquanto corro algumas vezes!
M



Comentários