Avançar para o conteúdo principal

Portugal "O" Meeting 2016 - Penamacor, vila madeiro

Longe vão os anos em que na semana antes do Carnaval não parava de pensar no que me ia mascarar. Agora ano após ano a máscara é sempre a mesma: orientista. Só o local onde passo o fim de semana prolongado é que vai variando.

Este ano, Penamacor, conhecida como a vila madeiro, recebeu mais de 1500 atletas portugueses e estrangeiros para 4 dias da competição mais importante atualmente disputada no nosso país.

Infelizmente, como todos se vão apercebendo a minha forma física não é a melhor e por isso encarei o POM principalmente para começar a ganhar rotinas de leitura de mapa e passar tempo na floresta para me sentir melhor nas próximas vezes que lá voltar. Esta filosofia vez com que os meus resultados fossem bastante modestos, embora alguns dias o principal fator tenha mesmo sido o tempo perdido tecnicamente!

Dia 1 - distância média, mapa Memória
QuickRoute
Entrei no percurso a uma velocidade reduzida para não falhar ao início, foi ganhando confiança e é nesse momento que cometo o primeiro grande erro (ponto 5). Desde desse momento nunca mais consegui estar 100% focado e cometi ainda mais alguns erros, muitos de direção e alguns por não antecipar a zona do ponto. 





Dia 1 - sprint nocturno (extra competição), mapa Penamacor
QuickRoute

Prova realizada debaixo de uma intenso nevoeiro e chuva, não consegui acelerar muito. O objetivo principal era contactar com mapa urbano sem grande pressão, acabei por cometer alguns pequenos erros e tive bastantes hesitações nas escolhas de itinerário.






Dia 2 - distância média, mapa Serrinha - Rachã
QuickRoute
Ao contrário do dia anterior entrei forte no início o que me levou a cometer logo muitos erros, depois consegui seguir no meu ritmo e muito mais controlado até que no penúltimo ponto (29) simplesmente parei de pensar e demorei mais de 5 minutos numa pernada de segundos, acho que o cansaço e a vontade de fazer melhor que no 1º dia foram fatores determinantes para o sucedido.



Dia 3 - distância longa WRE (world ranking event), mapa Serrinha
Route
Etapa mais importante e aquela com menos história para contar, devido a partidas com um intervalo de 2 minutos e sem qualquer tipo de dispersão rapidamente fui alcançado pelo Tiago Leal e segui sempre com ele acabando por alcançar mais atletas e navegar em grupo a um ritmo de corrida completamente excessivo para mim nesta altura. Acabou por ser o meu melhor dia em termos de classificação e aquele com menos mérito individual.

Dia 4 - distância longa chasing start, mapa Serrinha - Dongalinho
QuickRoute
Devido ao atraso de mais de uma hora para o líder da prova a minha partida foi na Mass start. Mais uma vez o percurso sem dispersão vez com que um percurso de orientação se transformasse numa corrida pela floresta onde apenas o atleta da frente do grupo tinha que navegar. Ritmos de corrida bastante elevados e muito cansaço acumulado contribuíram para que eu não terminasse a etapa.




Quadro resumo de toda competição:


Em suma, não posso dizer que finalizei o POM com agrado, sinto-me bastante triste por não estar no meu melhor e sem capacidade de me comparar com grande parte da elite mundial presente nesta prova. Por outro lado, sei perfeitamente que a vida atlética é feita de altos e baixos e com trabalho as coisas vão melhorando naturalmente, não tenho pressa de voltar a estar muito bem e realizar ótimos percursos mas quero que isso aconteça!

M

Comentários