Avançar para o conteúdo principal

Tempo de pensar no WOC 2014

A faltar menos de 15 dias para começar o campeonato do mundo de orientação já vivo na ansiedade de representar mais uma vez o meu país. Passo grande parte do dia a pensar nos meus objetivos para a competição e a preparar-me da melhor maneira para concretizar esses objetivos.

O meu último grande teste foi este fim de semana com a participação nos campeonatos nacionais de sprint e distância longa no surpreendentemente belo concelho de Penedono. Cheguei a Penedono como campeão nacional de sprint em título e com o 4º lugar na distância longa, ambos alcançados no ano passado e esperava renovar o título e atingir o pódio no nacional de distância longa. Tinha os meus objetivos bem traçados e sentia-me capaz de os alcançar.

No entanto, uma 1º manga do sprint muito abaixo do esperado fez com que partisse para a 2º manga já com 52 segundos de atraso para o melhor tempo e em 6º lugar. Tinha assim uma tarefa muito difícil pela frente, que ficou ainda mais difícil quando perdi totalmente a minha confiança e ambição para fazer melhor! Entre o final da 1º manga e o início da 2º em vez de me concentrar e focar, apenas conseguia pensar nos erros cometidos e no facto de me sentir um pouco cansado, em nenhum momento consegui acreditar que era possível ganhar a 2º manga e pelo menos reduzir diferenças para os melhores tempos. Esta situação refletiu-se no meu percurso que apesar de ter feito o 2º melhor registo não foi livre de erros e hesitações.

Restava assim o campeonato de distância longa no domingo que acabou por ganhar ainda mais importância uma vez falhado o objetivo do dia anterior. Antes do inicio da prova sentia-me bem e com capacidade de lutar pelo título de campeão nacional, mas um começo desastroso com 2 grandes erros nos 2 primeiros pontos desmotivaram-me bastante e já não consegui impor um ritmo elevado e de sofrimento até final, pois sentia que estava muito longe da disputa do título. Com o passar do tempo a motivação vinha caindo cada vez mais o que me fez desistir sensivelmente a meio do percurso.

Na longa viagem para casa vim a refletir em tudo o que correu mal e a minha maior conclusão é que apesar de estar bem fisicamente, durante o fim de semana estive sempre "derrotado" psicologicamente, daí sentir desmotivação, cansaço e falta de ambição. Todos os atletas têm momentos menos bons e este fim de semana foi o meu momento menos bom, agora já é tempo de pensar no campeonato do mundo e esquecer tudo o que correu mal.

A partir de dia 4 vou estar integrado numa seleção o que significa que não me represento só a mim, mas também todos os outros atletas que trabalharam para estar no campeonato do mundo e não vão lá estar, todos os orientistas e portugueses. Motivo mais que suficiente para estar motivado e preparado!

Podem consultar os resultados dos campeonatos aqui.

M

Comentários