Avançar para o conteúdo principal

Pequeninos nós? Não me parece.

Num fim de semana em que se discute pela milésima vez a crise do nosso país com referência às eleições autárquicas, num domingo em que ligo a televisão e vejo canais generalistas a contribuir para a abstenção com mais uma daquelas "maratonas" estou feliz e orgulhoso por ser português.

Rui Costa enquanto ouvia o nosso Hino
Obviamente o motivo não é a crise ou o aparecimento de uma nova canção a fazer referência à "garagem da vizinha" mas sim ver o trabalho de atletas portugueses ser recompensado!

Falo, claro, do nosso Rui Costa, ciclista que se tornou campeão do mundo de ciclismo obtendo assim pela primeira vez este prestigiado título para o nosso país. Falo do nosso João Sousa que venceu o torneio ATP250 de Kuala Lumpur, sendo o primeiro português a vencer um torneio do circuito mundial de ténis.

João Sousa com o  merecido troféu
Falo de muitos outros atletas que se esforçam diariamente para atingir os seus objetivos e com isso elevar o nome do nosso país.

Alertar todas as pessoas que durante estes últimos dias os únicos acontecimentos desportivos não foram o empate do Benfica, a vitória do Sporting e o erro do Pedro Proença no jogo do Porto. Tivemos eventos que são, na minha opinião, de igual destaque:
  •  Maratona de Berlim onde se bateu mais uma vez o recorde do mundo (2h03mim23seg alcançado pelo queniano Wilson Kipsang) e onde o Rui Silva se estreou na distância com um excelente 9º lugar, um evento que teve cerca de 80 portugueses a participar;
  • Campeonato do mundo de ciclismo de contrarrelógio onde Nelson Oliveira obteve em excelente 15º lugar e o melhor resultado de sempre nesta disciplina;
  • Campeonato do mundo de ciclismo Sub-23 onde Frederico Figueiredo, único representante das cores nacionais, alcançou um 14º lugar;
  • Miguel Oliveira em Moto3 concluiu mais uma etapa do circuito mundial nos lugares cimeiros (5º lugar);
  • Campeonato do mundo de Hóquei em Patins que Portugal terminou no 3º lugar mostrando o porquê de ser sempre uma das favoritas a vencer a competição.
Certamente houve muito mais destaques de atletas/equipas portuguesas que de momento não me recordo, mas que não deixam de ter igual valor!

Eu vibro com estes resultados pois sei o que é trabalhar diariamente para concretizar sonhos e tentar superar o que anteriormente foi feito. Ao ver todos estes resultados como posso desmotivar e desviar-me dos meus obje
tivos? Não posso, isto faz-me acreditar e sonhar que um dia talvez seja a minha vez de elevar o nome do nosso Portugal!

Quem diz que somos pequeninos devia voltar a olhar em volta e ver todo o nosso potencial, não sou no desporto mas em tudo!

Comentários