Avançar para o conteúdo principal

Jämsä - Jukola 2013

Após uma excelente semana a preparar o campeonato do mundo em Vuokatti a viagem à Finlândia não podia terminar da melhor maneira senão com a minha estreia na Jukola, estafeta de 7 elementos que muitos consideram a melhor prova por equipas do mundo da orientação sendo também a mais participada!

Passagem pelo 1º ponto rápido
Como não tenho nenhum clube nórdico e era a minha estreia, participei pela modesta equipa do Rapalan Kunto, uma equipa que tem como principal objetivo ficar nas primeiras 500 equipas das cerca de 1700 que alinham à partida.

Realizei a primeira pernada e passei por a experiência de partir em massa e quando recordo o momento da partida só me vem uma palavra à cabeça: espetacular!

Entrar na floresta inserido num grupo gigantesco de atletas é algo de extraordinário, no início é muito difícil acompanhar o grupo e ler o mapa ao mesmo tempo mas com o passar do tempo uma longa fila de atletas é formada e naturalmente os mais rápidos comandam essa fila e é necessário adoptar uma orientação muito grosseira (seguir no grupo e controlar a zona dos pontos para não falhar). Durante os 12,2 km do meu percurso passei por diversas experiências, inclusive comandar um pequeno grupo numa das opções longas.

Terminei o percurso em 138º com o tempo de 1 hora 20 minutos e 19 segundos, perdendo cerca de 10 minutos para a frente. Estive longe de fazer uma prova perfeita, mas a maioria do tempo perdido foi mesmo uma questão de ritmo uma vez que estava um pouco cansado. Valeu pela experiência e espero puder voltar a repetir nas próximas edições!

A minha equipa acabou por terminar em 410º lugar a cerca de 3 horas e meia do Kavelan Rasti (equipa vencedora), estabelecendo o melhor resultado da equipa nesta estafeta. Podem consultar os resultados completos aqui.


M

Comentários

Enviar um comentário