Avançar para o conteúdo principal

Umas vezes Sim, outras não. Assim vai a minha Orientação!

Num momento de Relocalização
Mais um fim de semana, mais uma prova de orientação. Os dias 25 e 26 foram repletos de atividade, bom tempo e muitos orientistas.

Mais uma fez, fui até à Marinha Grande (que já começa a ser a minha nova "casa", pois em 2012 já fui lá mais vezes que a Viana do Alentejo, terra onde aparentemente vivo :P) participar no XIII MOC WRE, como já tinha referido tinha o desafio de completar os quase 19km na distância longa e uma distância média de 7km. E é da análise dessas provas que chego ao título desta mensagem, pois após um POM não bom mas regular, faço um MOC WRE muito mau! 

Terreno, e até o mapa, que estou habituado a competir e a treinar protagonizou uns "valentes pastos" como se diz na geria orientista. Cada vez mais me apercebo que terrenos onde tenho que confiar na direção são onde tenho mais dificuldade, não sou regular a seguir uma rota e acabo sempre por me desviar. Mas até nos desvios a coisa não corre bem, pois, normalmente, um orientista tem o seu estilo de orientação e os seus prontos fracos onde um deles é sistematicamente desviar para um dos lados (esquerda ou direita do ponto de controlo) quando navega sob direção. Ora, eu nem nisso sou regular, umas vezes desvio para a esquerda e outras para a direita, tento compensar sempre esta falácia com a leitura constante do mapa, o que me limita a corrida neste tipo de terrenos e demonstra que ainda não sou suficientemente bom a interpretar tudo o que o mapa me mostra.

Acho que o meu principal problema é ainda a antecipação, navegação no futuro. Fico muito preso ao que vou a ver quando devia procurar no terreno o que já tinha visto no mapa. Até parece estranho que eu diga isto, mas eu acho que é um dos meus principais problemas, e na minha opinião este fator é a barreira para passar de um atleta irregular para um atleta regular e de bom nível.
Muito trabalho tenho pela frente nos próximos, dias, meses e anos. Contudo, a vontade é muita e sei que um dia (continuando a trabalhar, claro) chegarei ao nível que pretendo..
Podem consultar os resultados aqui, e ver as fotos do evento aqui.


M

Comentários

  1. Boas
    Experimenta tirar o azimute sempre para um dos lados do ponto de controlo, assim sabes sempre de que lado estas da baliza. (penso que já te ensinaram isto na escolinha da FPO).

    Sousa

    ResponderEliminar

Enviar um comentário