Avançar para o conteúdo principal

Excelente tempo em La Chaux-De-Fonds

O que dizer sobre a semana na Suíça?

Nem sei por onde começar, nem tão pouco sei o que gostei mais, se do facto de ter competido com os meus ídolos ou de ter aproveitado uma boa semana com tudo o que mais gosto: orientação!

O título do ''post'' tem duas interpretações. Uma já certamente implícita no paragrafo anterior e a outra relacionada com a meteorologia, uma vez que o céu limpo e as temperaturas amenas foram uma constante.

Fiquei extremamente satisfeito, pois sinto que aproveitei a oportunidade ao máximo para evoluir mais um pouco neste desporto. Outras realidades, outros tipos de terrenos, maneiras diferentes de se ver a modalidade são fatores fundamentais para melhor compreender este desporto aclamado de floresta, mas, na minha opinião, de todos os lugares.


Percurso Distância Média
Quanto à minha estreia absoluta, quer na ''World Cup'' quer em provas pontuáveis para o ''World Ranking'' mais uma vez não estou totalmente desgostoso. 62º Lugar competindo com os melhores dos melhores não pode ser muito mau e analisando a prova chegar a conclusões de que não era preciso muito mais para alcançar um lugar no top-50 ainda me deixa mais motivado para um futuro próximo, mas acima de tudo para um futuro longínquo

Falando agora do principal objetivo desta semana (reconhecimento do terreno para o próximo campeonato do mundo) diz que é em tudo semelhante aos terrenos do EYOC2008 (a minha primeira internacionalização na modalidade), floresta com muitos verdes, aceiros na maioria das vezes sujos, muito boa rede de caminhos, isto relativamente aos terrenos mais parecidos com a prova de distância longa. Contudo, as restantes provas não devem variar muito o terreno, talvez existam mais áreas amarelas do que na grande parte dos mapas que treinamos. Um bom WOC para se colocar fasquias altas, principalmente, em diferenças de tempo para o vencedor, não direi o lugar pois os terrenos são muito propícios para diferenças muito curtas entre todos os atletas.

Finalizando, dizer o que realmente mais me surpreendeu na Suíça fora dos contornos da orientação: é do conhecimento de todos que este país recebe muitos emigrantes portugueses. Agora o que eu não estava à espera era de todas as vezes que necessitávamos de ajuda e não havia ninguém que domina-se o inglês para nos ajudar, lá aparecia um português para nos tirar todas as dúvidas. Chegando mesmo ao extremo de vermos um corredor num supermercado intitulado ''produtos estrangeiros e Portugueses''...

Vejam bem onde andam muitos dos nossos produtos (e ainda bem!) e muitos dos nossos trabalhadores (situação que já não é tão boa)!

Podem consultar os resultados da prova aqui e ver fotos através da página do Facebook do ''world of o''.



Último ponto da distância média
M

Comentários

Enviar um comentário