Avançar para o conteúdo principal

Março - Campeonatos Nacionais e estágio com vista ao Campeonato da Europa

No mês em que completei mais um ano de vida e, consequentemente, mais um ano a praticar desporto realizaram-se os primeiros campeonatos nacionais de orientação. A minha forma física não é melhor, nunca tinha estado tanto tempo sem treinar regularmente devido a pequenos focos de dor da lesão, mas mesmo assim vou melhorando!
Muito por culpa da pouca assiduidade dos atletas de elite na presente época nas provas da taça de Portugal apareci como um dos principais favoritos a conquistar pelo menos um dos 2 títulos em disputa. No entanto, sabendo a minha atual situação melhor que ninguém sabia que alcançar um título era difícil, mas mesmo assim o sprint abria a possibilidade por ser uma distância muito curta e urbano onde as diferenças físicas não se notam tanto como na distância longa.
Percurso e trilha Campeonato Nacional Distância Longa
A distância longa já se adivinhava um desafio difícil e a presença de neve ao longo de tudo o percurso veio dificultar mais, simplesmente não consegui correr e não tive sequer perto de fazer uma prova perfeita tecnicamente. Acabei por alcançar um 3º lugar por apenas 5 segundos à frente de um representante da nova geração de atletas a chegar à elite, João Bernardino.
Winsplits CN Distância Longa
Pódio Campeonato Nacional de Distância Longa - Foto de João Alves
Depois de não ter conseguido correr na distância longa e após um bom descanso acreditei que podia alcançar o título de campeão nacional de sprint, coloquei todo em jogo e as coisas até saíram bem, manchei a minha prestação na sequência 12-13-14 e que acabou por ser determinante para não conseguir lutar pelo título de campeão. Terminei em 2º lugar atrás do vencedor da distância longa Tiago Romão.
Percurso e trilha Campeonato Nacional Sprint
Winsplits CN Sprint
Resultados completos
Pódio Campeonato Nacional de Sprint - Foto de João Alves
Estes resultados não me deixam satisfeito, não tanto pelos lugares alcançados mas sobretudo pelas prestações, estou pouco confiante a navegar e agora a menos de um mês do campeonato da Europa é preciso corrigir isso.
E para corrigir isso no final do mês a seleção nacional aproveitou o período da Páscoa se juntar ao estágio realizado pelo Ori-Estarreja e o Município de Aguiar da Beira em terrenos ímpares para a prática de orientação. O objetivo pessoal deste estágio passou por assimilar técnicas de navegação e não ligar muito ao ritmo que progredia na floresta. Realizei 7 treinos, 4 na floresta (32km e 90 pontos de controlo) e 3 sprints (8km e 43 pontos de controlo). #orientedforlife

M

Comentários