Avançar para o conteúdo principal

Fevereiro - POM, PIOM e metade da época de orientação!

Após a ultima noticia muito se passou na minha rotina de treino, infelizmente não foram coisas boas! Terminei o ano de 2017 com altas temperaturas e muitas dificuldades em treinar, no meu regresso contraí uma pequena lesão que não me permitiu treinar forte e como queria. Tinha o objetivo assumido de estar em muito boa forma no Portugal "O" Meeting que se realizava no mapa onde passo algumas horas a treinar tecnicamente por época, mas mesmo antes da prova não estava a treinar e até falhei a prova no fim de semana antes do POM. Obviamente, a fadiga de 4 dias de prova e ainda mais um fim de semana intenso no PIOM (onde fiz 3 provas em 2 dias) fizeram com que terminasse o mês de fevereiro completamente arrasado e com dificuldades de voltar à rotina.
Como todos sabem os meus objetivos anuais na modalidade de orientação passam quase sempre por estar presente nas provas internacionais, mas na minha opinião, infelizmente, a taça de Portugal de orientação deixou de servir para os atletas que pretendem representar Portugal nos campeonatos. Eu confesso que não invisto muito tempo e até dinheiro na minha carreira orientista e ano após ano conto com a taça de Portugal para variar os terrenos e realizar fins de semana intensos com mapa em competição, mas pegando no exemplo do presente ano, posso garantir que as provas em que estive e ainda irei não contribuem para este facto.
O campeonato do mundo tem lugar nas primeiras semanas de agosto, em Portugal é muito difícil realizar provas durante os meses de verão por todas as limitações óbvias (sendo o clima o principal fator) logo excluímos cerca de 1 mês e meio antes da competição. Ficamos situados em meados de junho, nesse mês existem 3 etapas da taça distribuídas em 2 fins de semana seguidos, em maio temos os campeonatos nacionais de distância média e estafetas, em abril não temos nenhuma prova da taça e em março temos os campeonatos nacionais de distância longa e sprint. Fazendo as contas são 7 percursos onde 6 deles contam para a taça de Portugal 2018.
Agora analisamos os 2 meses que passaram desde o inicio oficial da época: janeiro 5 etapas e fevereiro 8! etapas num total de 13.
A época 2018 conta com um total de 26 etapas. Setembro (3), outubro (2), novembro (2) distribuem as restantes etapas.

Resumindo temos 12 meses do ano, 10 meses disponíveis para distribuir provas (excluindo julho e agosto), mas concentramos 50% das provas da taça de Portugal em 2 meses.
Consigo perceber os pontos em que se focam para reforçar as provas no mês de fevereiro, pois é uma altura que se encontram em Portugal muitos atletas estrangeiros a estagiar, não consigo perceber o "esquecimento" dos restantes meses! Não me vou alongar mais sobre o assunto, até porque apenas estou a expor o assunto como atleta que pretende estar em forma (e aqui falo mais a nível técnico) no campeonato do mundo!
E como já massacrei muito com a "introdução" do que realmente importa não me alongo, divulgo como sempre a análise técnica minimalista dos meus percursos assim como a trilha gps. Sobre as prestações não tenho muito para vos contar, a minha forma física não me permitiu ser mais competitivo mas cometi demasiados erros técnicos e isso é uma aspeto a melhorar nos treinos, pois não tenho muito mais momentos competitivos até aos objetivos!

POM 1ºDia
POM 1ºDia
POM 2ºDia WRE


POM 2ºDia WRE
POM 3ºDia
POM 3ºDia
POM 4ºDia
POM 4ºDia
Resumo POM 2018
 Resultados Completos Portugal ''O'' Meeting 2018

PIOM 1ºEtapa
PIOM 1ºEtapa
PIOM 2ºEtapa
PIOM 2ºEtapa
PIOM 3ºEtapa WRE
PIOM 3ºEtapa WRE
Resumo PIOM 2018
Resultados Completos Penamacor International ''O'' Meeting 2018


M

Comentários