Avançar para o conteúdo principal

Análise Campeonato Nacional Distância Média e Estafetas

Passado mais de uma semana depois de ter conquistado o meu primeiro título de floresta no escalão máximo da orientação nacional (apenas tinha ganho o sprint em 2013) e de ter ajudado o CNAlvito a fazer história e alcançar um lugar no pódio no campeonato de estafetas (3ºlugar) finalmente consigo analisar as minhas prestações, pois foi uma semana atarefada a nível académico (2 exames e 1 frequência).

Camp.Nac.Dist.Média - GPS track
Mantendo a mesma ordem que foi realizada as competições começo por analisar a distância média, distância que desde o momento que subi de forma e tendo em conta que alguns dos meus adversários pertenciam à organização da prova pretendia ganhar.

Não tive um começo muito rápido, mas a navegação ia fluida. Senti-me confortável na maioria do percurso em termos físicos, embora fosse acumulando pequenos erros sentia que a prova se ia decidir em pequenos detalhes ou num ponto mais técnico e que fosse abordado com menos calma. Ultrapassei as dificuldades e no final o resultado foi o desejado, embora cometa muitos erros de direção e controle muito pouco a saída dos pontos de controlo. Saiu do ponto quase sempre de acordo com o ângulo e raramente procuro informação que me dê suporte na escolha que fiz, um aspeto que tenho que corrigir rapidamente pois nem sempre é possível compensar desvios na escolha de itinerário fisicamente, principalmente numa competição de nível internacional.
Camp.Nac.Dist.Média - Tme Lost

Camp.Nac.Estafetas - GPS track
No domingo teve lugar a prova de estafetas, que para mim continua a ser a mais empolgante por manter em aberto o vencedor até final. Competi com uma equipa modesta e sem grandes objetivos, apenas pretendíamos realizar mais um excelente percurso que a organização do Gafanhori nos tinha preparado. Fui o primeiro elemento da equipa (como é hábito sempre que faço estafetas) e cedo se percebeu que a minha equipa podia alcançar o pódio no campeonato nacional.

Quanto à minha prestação o facto de ir em grupo não favorece a orientação precisa, o pensamento é sempre sair rapidamente dos pontos e ganhar o maior tempo possível. Obviamente, com o meu atual nível técnico e com uma velocidade maior que na prova de distância média muitos são os momentos em que me sinto pouco confiante relativamente à minha posição no mapa/terreno, provocando muitas hesitações que culmina com segundos e segundos de tempo perdido...
Camp.Nac.Estafetas - Time Lost
 Resultados completos (splits e totais)
Resumo Campeonatos Nacionais Distância Média e Estafeta

M

Comentários