Avançar para o conteúdo principal

1 semana, 3 eventos para ganhar ritmo competitivo...

Campeonato Ibérico Feminino (Aguiar da Beira), Challenge 3000m (pista Jamor) e Corrida 1ºMaio (Lisboa) foram as provas que na última semana estive presente. Em todas elas defini diferentes objetivos e quase todos eles foram cumpridos.

Campeonato Ibérico Feminino - Prova de orientação depois de estar quase 2 meses sem competir na modalidade. Quando decidi participar neste evento sabia que as coisas não podiam sair muito bem tecnicamente e por isso tracei um objetivo claro: terminar todas as provas fisicamente bem. 
Track Distância Média
Como seria de prever logo na etapa de distância média perdi imenso tempo no ponto de controlo número 1, mas com a restante prova até acabou por ser um mal menor e deixar-me satisfeito. Talvez o facto de o mapa ser muito atrativo e um bom percurso tenham contribuído para a satisfação global da minha prestação.
Track Sprint
Na etapa de sprint esperava fazer um pouco melhor, pois estou a sentir-me melhor fisicamente. Contudo, uma fraca leitura de mapa em ritmos mais elevados nunca me permitiu andar a "full speed" juntando a isso umas hesitações e uma má escolha de itinerário fez com que perdesse mais de 1 minuto para o melhor tempo num percurso relativamente pouco exigente tecnicamente.
Track Distância Longa
Para finalizar o fim de semana corri a etapa de distância longa, sem dúvida a etapa que eu tinha mais receio em não aguentar fisicamente. No início coloquei um ritmo baixo e tentei fazer orientação fluida, mas um segmento do percurso (pontos 10 a 17) onde simplesmente deixei de conseguir contactar com o mapa fez-me perder imenso tempo tecnicamente, aliando o desgaste físico a partir desse momento foi sofrer até terminar a prova, muitas pernadas a alternar corrida com caminhada fez com que eu terminasse a prova com um tempo bastante modesto.
Resumo 3 etapas
No geral, considero um fim de semana positivo, pois onde realmente me senti desconfortável foi na distância longa e devido ao meu atraso na preparação física era expectável...


Challenge 3000m - Dia 27 (quarta-feira) Estive numa prova organizada pelo programa de marcha e corrida para tentar bater o meu recorde pessoal aos 3000m e consequentemente baixar a barreira dos 9 minutos. Sentia-me confiante para o fazer, mas apenas compareceram à prova 5 atletas dos 20 inscritos e além de mim e do meu colega Tiago Romão ninguém estava disposto a correr para ritmos perto de 3min/km. Comecei forte e terminei fraco, fiz 9'09'' o que possibilita a renovação dos mínimos físicos para permanecer no grupo de seleção de orientação pedestre mas longe do objetivo a que me tinha proposto...

Corrida 1ºMaio - Corrida com 15km onde percorre as avenidas mais importantes de Lisboa (Avenida República, Avenida da Liberdade, Avenida Almirante Reis e Avenida de Roma) passando pelas praças emblemáticas (Restauradores, Rossio, Terreiro do Paço, Martim Moniz, Alameda). Uma novidade para mim em termos de distância, até hoje apenas tinha competido em provas de estrada até 10km. O objetivo para este evento era ver como reagia à distância e se conseguia fazer uma prova regular em termos de ritmo. Comecei sem grandes excessos, tive algumas dificuldades entre os 8km e os 12km fruto de seguir sozinho na estrada, pois tinha descolado do grupo da frente e os atletas atrasados não conseguiram colar. Acabei por correr meia prova sozinho, mas a ritmo constante. Boas sensações e 5º lugar na geral numa prova que só pecou por falta de mais atletas a andarem na frente...

Agora continuar a treinar para estar bem nos momentos importantes da época, os campeonatos nacionais de orientação!

M

Comentários