Avançar para o conteúdo principal

Quando os resultados começam a reflectir a tua época...

Após um longo período sem competir a tentar corrigir a época e subir de forma voltei novamente a aventurar-me numa prova de atletismo e o resultado não podia ter sido mais ajustado ao meio atual momento!

Questionou-me muitas vezes o quão longe estão os tempos em que disputei a vitória na competição que corri no passado sábado (09/04) e chego sempre à mesma conclusão: não passou muito tempo mas passou a haver muito menos vontade e quilómetros quer no treino quer em competições. No 11º Grande Prémio de Atletismo Dr.Carlos Gradiz fiquei em 2º a apenas 7 segundos do vencedor da altura, na 14º edição fico a mais de 2 minutos. Provas diferentes e pouco comparáveis pois os adversários não são os mesmos, mas existe um decréscimo claro da minha prestação.

Podia arranjar bastantes desculpas para não ter evoluído nestes últimos tempos mas a verdade é que os anos menos bons de treino (2014, 2015 e agora 2016) estão a acumular e faz com que não seja tão fácil chegar ao nível pretendido e acompanhar os adversários que prosseguem o treino motivados e com ambição de melhorar.

Esta situação deixa-me em mãos novo dilema e sim! Este é o meu problema diário e que ainda não consegui solucionar...

Cada vez que treino sozinho (e esta época são muitos treinos feitos desta forma) sinto-me cansado, saturado do que vou a fazer. Adoro correr e isso nem questiono, mas o porquê de correr? Essa é a minha dúvida! Creio que entrei num ciclo onde quero melhorar a minha forma mas sem sofrer e definir prioridades e isso, felizmente para a magia do desporto, não é possível.

Procuro resultados com treinos medíocres e muito pouca regularidade. De tempo a tempo faço um treino que mostra que tenho alguma qualidade e que devia apostar, motivo-me 2/3 dias e à mínima adversidade "abandono logo o barco". Isto não é, claramente, ser atleta. É sim ser preguiçoso!

Sempre tive dificuldades em ser regular a treinar, mas com a dose de motivação certa ia cumprindo e melhorando. Atualmente não existe essa motivação, não tenho objetivos claros e sinto-me perdido no meio. Confesso que não sei onde tudo isto começou mas a verdade é que lido diariamente com os efeitos.

Sei que existem pessoas que acreditam nas minhas potencialidades e sempre me incentivaram a continuar, sei que existem pessoas que ao ver aqueles treinos em dia SIM sabem que tenho capacidade e que tudo depende de mim...

Este desabafo é sobretudo uma tentativa (talvez até um pouco extrema e desesperada) para mudar tudo isto, não é um pedido urgente de apoio como ate possa parecer, não é uma declaração de afastamento imediato deste modo de vida, é apenas mais uma fase menos boa de um longo caminho de um atleta para atingir os seus sonhos já sonhados ou por sonhar!

M

P.S: Um dia quando reler tudo o que escrevi neste blog e chegar a esta mensagem vou-me lembrar que o caminho nem sempre fui fácil mas que de alguma forma irá sempre compensar...

Comentários