Avançar para o conteúdo principal

Regresso com novas formas de atingir os objetivos.

Passado um período mais afastado da orientação este fim de semana marcou o meu regresso com o 1º estágio do grupo de seleção sénior na Marinha Grande. Um estágio que o principal objetivo era o novo selecionador se dar a conhecer e conhecer os atletas que pertencem ao grupo.

O período que tive mais afastado da orientação serviu para eu repensar os meus objetivos na modalidade pois sentia que estava a ficar um pouco saturado e estava a perder a paixão e o prazer em realizar um percurso de orientação. Ao longo da época passada em muitas alturas esqueci-me porque é que escolhi esta modalidade para praticar e me dedicar. Esta situação foi se refletindo nos meus resultados e apesar de ter conseguido ser apurado quer para o campeonato da Europa quer para o campeonato do Mundo em ambos os casos fiquei aquém dos meus objetivos. Ter falhado os objetivos não é principal causa do meu afastamento porque como todos sabem nem sempre conseguimos atingir as metas que desejamos, mas é preciso sentir que fizemos tudo para o conseguir e eu não sentia!

Nesta altura da época estou mais preocupado em consolidar a minha orientação e ganhar a confiança que é preciso para realizar excelentes provas. O programa do estágio ajustou-se perfeitamente a esta necessidade. Começamos com os testes físicos de 5000m na pista para aferir a nossa forma física e foi o 1º momento de motivação do fim de semana, 15'24'' foi o tempo final num teste onde tive a companhia do Luís Silva e que deu para dividir o esforço de puxar entre nós. Podíamos ter ambicionado um tempo mais perto dos 15' mas senti que tal só era possível se todo o grupo de seleção estivesse presente para nos ajudarmos mutuamente.

Os treinos técnicos foram um treino de multi-técnicas no sábado à tarde e um treino longo no domingo de manhã. Em ambos terminei muito satisfeito com a minha prestação pois tive raros momentos de desconcentração e senti-me confortável a navegar ao longo da maior parte do percurso.

Podem ver as "trilhas" de todos os atletas no 3drerun.
Treino Multi-técnicas (10km)
Treino Longo (17km)

Resta-me referir a palestra que os atletas presentes no estágio tiveram o privilégio de assistir "Preparação psicológica e desenvolvimento emocional na orientação" com o psicólogo Miguel Lucas que serviu para ter uma nova visão de como trabalhar as nossas emoções e preparamo-nos para as competições de forma a cumprir os nossos objetivos e expectativas. Confesso que já tinha refletido sobre muitas das ideias transmitidas mas nunca tinha conseguido definir uma estratégia para as pôr em pratica, talvez agora seja possível adotar alguns dos comportamentos falados para melhorar no aspeto psicológico que tem tanta importância nesta modalidade.

M

Comentários