Avançar para o conteúdo principal

Porto City Race

Passagem pelo ponto espetadores
Com o início da preparação da nova época já ultrapassada e com os treinos regulares estava na altura de ver a minha evolução em relação à 1º semana de trabalho. A 3º edição do Porto City Race surge num fim de semana em que os trabalhos académicos ainda estão muito no início proporcionando a minha participação pela primeira vez neste evento. Um programa com 3 competições nas diferentes zonas do Porto levou a que muitos atletas, incluindo eu, não perdessem a oportunidade de conhecer a cidade fazendo o que mais gostam.

Dia 1 - Porto City Race by night

Sexta-feira à noite as ruas da baixa receberam a 1º etapa com um percurso exigente fisicamente e pernadas variadas o que me fez desfrutar imenso do início ao fim. Não comecei da melhor forma logo com uma má escolha de itinerário para o ponto 1, mas o ritmo forte de corrida fez com que eu não perdesse demasiado tempo para os outros atletas, nomeadamente o Jonas Vytautas Gvildys que no ultimo campeonato do mundo ficou em 9º lugar na prova urbana de sprint em Veneza e ocupa atualmente o 11º lugar no ranking mundial da disciplina. No entanto no ponto 5 devido à falta de antecipação não escolhi a melhor opção para o ponto e acabei por perder algum tempo.
Até final não voltei a cometer erros de muitos segundos mas pequenas hesitações na parte final da prova fizeram-me perder mais alguns segundos. Mas no final consegui vencer com menos 9 segundos que o Jonas Vytautas Gvildys o que me deixou bastante satisfeito.
"Trilha" PortoCityRace by night
Comparação com JonasVytautas Gvildys
Pódio Porto City Race by night

Dia 2 - Relay

O segundo dia de competição serviu acima de tudo para desfrutar do Parque da Cidade e competir em estafetas. No meu planeamento esta prova era a que tinha menos importância, participei numa equipa extracompetição que inicialmente era para participar nos seniores masculinos mas acabando por participar na estafeta popular curta devido a uma falha na logística da prova que não impediu que todos os atletas ficassem a conhecer o pulmão da cidade.
"Trilha" Estafeta

Dia 3 - Porto City Race

Domingo e o evento principal do fim de semana chegou finalmente. Um percurso urbano de 11 700 m pela melhor opção foi o desafio. Queria muito vencer esta prova e isso foi visível logo no início pois comecei a um ritmo muito forte, mas uma má leitura de sinalética para o ponto 7 fez com que eu perdesse muito tempo que dificilmente era recuperável...
Na passagem pelo ponto de espectadores apercebi-me que ia a cerca de 1 minuto do melhor tempo que após o erro de quase 2 minutos significava que com o que faltava percorrer era possível recuperar algum desse tempo. Nunca baixei o ritmo o que me levou a cometer pequenos erros nas escolhas de itinerário sem nunca comprometer o meu lugar na competição. Até final perdi mais 8 segundos terminando assim no 2º lugar do Porto City race, uma classificação que ganha alguma importância por me ter batido até final com um atleta do top-10 mundial da orientação em sprint deixando-me motivado para trabalhar esta época.
"Trilha" PortoCityRace
Comparação com Jonas Vytautas Gvildys
Pódio Porto City Race
Este formato de prova despertou interesse em mim e quem sabe para o ano não participe em todo o circuito europeu como alguns atletas estão a fazer este ano.

Resta-me agradecer à família Delgado e ao meu colega de selecção Tiago Leal por me acolherem em sua casa neste fim de semana e ao atleta Manuel Dias por me ter dado boleia.
Análise do percurso com o Manuel Dias

M

Comentários