Avançar para o conteúdo principal

WOC 2014 - Sprint Q e Sprint Relay

Sprint Q

Este campeonato do mundo foi a minha 3 participação numa competição sénior ao mais alto nível. Depois do WOC 2013 e do EOC 2014, cheguei ao WOC 2014 com o objetivo de marcar outra vez presença na final de sprint e melhorar o resultado obtido no ano passado (34º).

A 1º parte da tarefa não me parecia muito difícil e sabia que mesmo não estando ao meu melhor nível esta época era possível marcar presença nessa final. Final essa que me escapou por apenas 8 segundos mas por 3 lugares, uma qualificatória muito rápida onde a margem de erro era mínima apenas me posso culpar a mim por não ter alinhado na final. Erros grosseiros e falta de ambição durante o percurso tiveram o resultado merecido: ficar de fora da final.
percurso Men_Q_2
Podem ver nas seguintes imagens os erros que me colocaram de fora da final (a laranja está o que eu fiz e a verde está o que deveria ter feito)
Tempo perdido +09 segundos
Tempo perdido +08 segundos
Tempo perdido +15 segundos
WinSplits
Mapa

Apesar de eu não ter feito parte da final de realçar o facto de Portugal colocar 2 atletas nessa final igualando assim o feito alcançando no campeonato do mundo de 2011 em França. Agora é trabalhar para colocar os 3 atletas na final num futuro muito próximo.

Sprint Relay

A segunda prova deste campeonato do mundo foi uma estreia, pela primeira vez na história foi disputado um título mundial misto. Uma estafeta composta por 4 percursos de sprint onde obrigatoriamente a ordem tem que ser mulher, homem, homem e mulher. Eu realizei o 3º percurso e a minha prestação foi bem diferente da qualificatória de sprint.

Talvez por estar integrado numa equipa e o resultado coletivo ser o mais importante fez com que eu partisse mais focado para a prova, infelizmente acabei por cair na pernada para o ponto 2 onde perdi cerca de 15 segundos no chão e ainda mais alguns segundos por ter falhado o ponto devido à desconcentração momentânea provocada pela queda. Após isso realizei um percurso a bom ritmo onde apenas cometi mais um erro para o ponto 5.

Portugal terminou em 21º numa prova que pecou por ser muito pobre tecnicamente e focar mais a corrida do que a navegação e a escolha de itinerário. Situação que é preciso corrigir rapidamente para tornar esta competição interessante!
percurso Sprint Relay
WinSplits 3ºleg
Mapa 

M

Comentários