Avançar para o conteúdo principal

EOC 2014: Análise

Final de sprint - Foto de Luís Sérgio
Após uma semana intensa de competição é agora hora de descansar um pouco e refletir sobre a minha prestação neste campeonato da Europa. Para os mais atentos já devem saber que eu corri duas distâncias individuais (sprint e distância média) e dei o meu contributo numa das 2 equipas de estafeta que competiram.

Durante esta época este campeonato era um dos meus principais objetivos. Contudo, a minha preparação esteve longe de ser a mais desejada para estar no meu melhor em todas as provas. Este é primeira (e talvez todas as restantes derivem desta) grande razão por eu não estar 100% satisfeito com a minha participação neste campeonato da Europa.

A minha participação começou com a qualificatória para a final da distância média. Uma prova num terreno muito rápido com um percurso que não requeria elevado nível técnico onde eu não estive à altura. Mesmo antes de começar a prova sentia-me derrotado e com a necessidade de mostrar que sou capaz de fazer na floresta o que já provei ser capaz em provas de sprint, com estes pensamentos na minha cabeça acabei por não entrar bem na prova e nunca consegui andar a bom ritmo, a isto juntei falhas técnicas o que fez com que a minha prestação ficasse longe do necessário para fazer parte dos 17 atletas da minha heat que iam estar presentes na final.
Qualificatória distância média

No entanto, devido a alguns problemas com o mapa e um ponto de controlo de uma das heats a organização acabou por cancelar a qualificatória e abriu a final a todos os atletas quer masculinos quer femininos. Tinha assim uma segunda oportunidade sem realmente a merecer!

No dia da final, após ter feito as provas de sprint, já me sentia mais confiante e motivado. Consegui entrar na prova a um bom ritmo e mantê-lo até final, mas logo um erro no ponto 3 fez com que ficasse fora do top-50 que seria um bom resultado tendo em conta que a final era composta por 118 atletas.
Parciais Final distância média
Final distância média

Na prova de sprint as minhas expectativas eram bem diferentes, pois esta distância era a que eu realmente tinha preparado! Encarei a qualificatória em Sesimbra como uma prova de motivação para a final e sempre com o pensamento que era apenas uma pequena etapa para estar na decisão no dia seguinte em Palmela, um pensamento muito diferente do que tive na distância média e que fez toda a diferença. Terminei a prova de qualificação num excelente 8º lugar, apesar de ter perdido tempo logo no inicio da prova.

Parciais Qualificatória sprint
Qualificatória Sprint
A final de Palmela foi bem diferente, não deixei de parte a pressão de correr no nosso país e quando subi para o palco da partida não estava verdadeiramente concentrado. Na 1º parte da prova já tinha perdido imenso tempo e isso fez com que o resultado final fosse muito abaixo das minhas expectativas.

Men Sprint Final Tracking (podem consultar o meu tracking)

O EOC encerrou com a habitual estafeta e esta prova não fugiu aos resultados que vinha a fazer até aqui. A minha equipa teve a infelicidade de perder logo algum tempo para a frente no 1º percurso e eu, no 2º percurso, não consegui melhorar a situação. Mesmo melhorando no 3º percurso fizemos uma estafeta modesta e não era isto que estávamos à espera.

2ºLeg Men Relay Tracking (podem consultar o meu tracking - Portugal 1)

Esta análise está demasiado negativa, eu sei. Eu esperava mais de mim e isso faz com que eu fique com a sensação que não houve momentos bons, o que não é verdade. A nossa seleção conseguiu 5 finais A no sprint (4 homens e 1 mulher), 2 finais A na distância longa (1 homem e 1 mulher) e 2 finais A na distância média (2 mulheres), apesar de a final desta distância ter sido depois aberta a todos os atletas fica o registo. Melhorámos também a classificação das estafetas quer masculina quer feminina. Na minha opinião estes resultados são a mostra que estamos a crescer e que é preciso continuar a apoiar todos os atletas para que estes possam vir a ambicionar resultados de elevado nível quer europeu quer mundial.

Resultados:

  • Sprint Q: 8º Heat 1
  • Sprint F: 44º
  • Middle F: 68º
  • Relay: 31º (2ºleg)

Podem consultar todos os resultados do EOC2014 aqui.
Selecção presente na cerimónia de encerramento

M

Comentários