Avançar para o conteúdo principal

Taça dos países latinos cada vez mais taça dos países da América Latina!

Pódio distância Longa

Longe vão os tempos em que esta competição apenas era disputada pelos países latinos e europeus. Nesta última edição que se realizou em Petrer, Alicante, Espanha no passado fim de semana estiveram presentes sobretudo países da América Latina (Colômbia, Paraguai, Uruguai, Peru e Costa Rica).

Não deixa de ser um bom sinal, pois significa que a modalidade está a chegar a novos países e com isto se espera que se torne uma modalidade mundial e não na sua grande maioria europeia (como acontece nos dias de hoje!). Por outro lado é preocupante apenas Portugal. Espanha e Roménia representarem os países latinos europeus, estará com isto a taça dos países latinos a mudar?

Na minha opinião acho que sim. Começa a ser necessário levar a competição para a América Latina com pena que os países europeus não a acompanhem. Muitas questões são colocadas nesta altura sobre uma competição que poderia ser a porta de todos estes países para palcos bem mais altos (como o campeonato do mundo).

No que toca a organização da edição deste ano fizeram o seu trabalho para que isto fosse possível. Terrenos não muito espetaculares mas uma boa escolha de traçado na distância média, a área bem aproveitada do mapa da distância longa e acima de tudo o excelente sprint em Petrer são exemplo que esta competição merecia mais prestígio.

Não esquecendo que em simultâneo decorria o campeonato ibérico, agora com novo formato. Aberto a todos os praticantes espanhóis e portugueses, o que para mim é inteiramente justo!

Falando agora um pouco da minha prestação não posso dizer que estou satisfeito, longe disso. Um 2º lugar (distância média), dois 3º’s lugares na taça dos (sprint e distância longa) países latinos e o 5º lugar no campeonato ibérico demonstram bem a minha forma física e o meu nível técnico nesta altura precoce da época. Não sendo isto razão para me preocupar demasiado, pois o meu verdadeiro objetivo é o campeonato do mundo de juniores 2012 que se realiza apenas em julho.

Podem consultar os resultados da prova bem como ver fotos aqui

(queria disponibilizar os meus percursos, mas devido a uma avaria na minha multifunções não é possível passar os mapas para suporte digital. Tentarei resolver a questão brevemente)

M

Comentários