Avançar para o conteúdo principal

Plano alternativo: Campeonato do Alentejo em corta-mato

Terminado o POM, segui viagem juntamente com os colegas do grupo de seleção para o centro de estágios FPO na Marinha Grande com o propósito de descansarmos para o prova na praia do Osso da Baleia ao mesmo tempo que treinávamos com mapa.

Foi, portanto, um estágio de baixa rotação em que o importante era mesmo treinar na floresta. Prática que, infelizmente, muitos de nós não fazemos no nosso dia-a-dia de treinos.

Durante o estágio fiquei a saber que o meu clube (CN Alvito) precisava de mim para participar no corta-mato do Alentejo de modo a ter uma equipa forte que pudesse competir pelo título coletivo nos seniores masculinos.

Esta situação afastou-me do Meeting de orientação do centro/Osso da Baleia e a possibilidade de mais uma vez competir com os melhores orientistas do mundo. Confesso que não fiquei nada contente com o plano que tinham traçado para mim apesar de eu até já ter manifestado o meu desinteresse em trocar um fim de semana de orientação por uma competição de atletismo. Pois, apesar de praticar ambos os desportos é a orientação que vem em primeiro!

Ao fim de uma semana e meia regressei então ao Alentejo para participar no corta-mato e uma vez que tinha abdicado de algo importante para mim para estar ali encarei o corta-mato com alguma seriedade.

Antes de todas estas competições o meu treino não foi muito regular e temia a falta de ritmo para aguentar um corta-mato de 8km, não sabia se conseguiria andar com a frente da corrida. No entanto, um início lento da prova fez com que eu me mantivesse muito bem posicionado. Durante a prova a minha motivação foi crescendo e senti-me bem para andar mais rápido e fui isso que acabei por fazer, sensivelmente a meio da prova isolei-me na perseguição do líder da corrida Bruno Paixão e assim me mantive até ao fim. Obtive o 2º lugar no corta-mato do Alentejo e o título de campeão distrital de corta-mato (prova que decorreu em simultâneo).

Foi a minha 1º participação no corta-mato do Alentejo enquanto sénior e posso afirmar que foi bastante positiva. Para o ano espero que esta competição não coincida com nenhuma prova de orientação para que eu posso voltar a correr!

Resultados XVI Campeonatos do Alentejo em Corta-Mato (8km):
1º Bruno Paixão      ACPortalegre  27'45''
2º João Figueiredo  CNAlvito        27'56''
3º João Cruz          BejaAC          28'06''

Resultados completos


M

Comentários